aos dias de pôr, próxima aos do nascer

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Dia do Poeta

  

Dia do Poeta é comemorado em 20 de Outubro, no Brasil. 
Esta data celebra o profissional, que pode (e deve) ser reconhecido como um artista escritor, que usa de sua criatividade, imaginação e sensibilidade para escrever, em versos, poesias que faz. 
Há séculos as pessoas se emocionam, riem e choram com essas belas produções artísticas, considerada como uma das sete Artes Tradicionais.


Origem do Dia do Poeta

  O Dia Nacional do Poeta é comemorado a nível extra-oficial, ou seja, não há uma lei que oficialize o dia 20 de Outubro como Dia do Poeta. Mas, a data foi escolhida por uma razão bastante especial para os poetas brasileiros. No dia 20 de Outubro de 1976, em São Paulo, surgia o Movimento Poético Nacional, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia
A data homenageia e lembra deste momento ímpar para os poetas do Brasil. 


Curiosidades

  Antigamente, a poesia era cantada e acompanhada pela lira, um instrumento musical típico da Grécia. Por isso, a poesia é classificada como pertencente ao gênero lírico da literatura. 
O dia 14 de Março também é bastante celebrado pelos poetas, pois se comemora o Dia Nacional da Poesia. A data é uma homenagem ao poeta brasileiro do romantismo,Castro Alves, que nasceu em 14 de Março de 1847.

Parabéns poetas!
Leitores!
Apreciadores de palavras fortes!



Um comentário:

Anônimo disse...

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.